• 'Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura'
  • 'Entre Pedras e Pedrinhas alguma gota há-de haver...'
  • 'Nevoeiro na serra, chuva na terra'
  • 'Pedra que rola, não cria musgo'

Em 2014, no seguimento de uma iniciativa conjunta do Centro Ciência Viva de Estremoz, da Sociedade Geológica de Portugal e da Associação Portuguesa de Geólogos mas que rapidamente adquiriu uma dimensão nacional, comemorou-se no dia 30 de Maio pela primeira vez em Portugal o DIA DO GEÓLOGO com a participação empenhada da generalidade das instituições e associações nacionais activas no domínio das Ciências da Terra.
Com esta iniciativa procurou-se aumentar a visibilidade da Geologia e mostrar que o seu impacto na Sociedade é muito maior que a percepção que a generalidade das pessoas tem. A ideia foi promover por todo o país uma série de iniciativas nesse dia que decorreram sob uma mesma "chancela" de modo a permitir que o impacto fosse maior.

Tendo em vista os resultados do ano anterior, esta é sem dúvida uma iniciativa que deve adquirir um carácter anual procurando-se que no futuro consiga o máximo de impacto possível. Neste pressuposto e no seguimento de contactos com a SOCIEDAD GEOLÓGICA DE ESPAÑA, entendeu-se ser desejável associar o DIA DO GEÓLOGO ao GEOLODIA que os colegas espanhóis vêm comemorando desde há alguns anos em Espanha com objectivos semelhante e no qual realizam dezenas de saídas de campo de divulgação por todo o país.
Decorrendo o GEOLODIA (http://www.sociedadgeologica.es/divulgacion_geolodia.html) no segundo fim-de-semana de Maio, resolveu-se que a partir de 2015 o DIA DO GEÓLOGO em Portugal passará a ser comemorado na 6ª feira anterior a este fim-de-semana o que daria uma dimensão ibérica à iniciativa possibilitando a proposta de actividades conjuntas.
A razão para se propor que o DIA DO GEÓLOGO decorra à 6ª feira tem a ver com a necessidade de que o mesmo decorra num dia de semana, condição fundamental para incluir actividades com as escolas.

Consulte a nota de imprensa.