Estremoz é uma pequena cidade com cerca de 9000 habitantes localizada cerca de 150 km a Este de Lisboa e na qual existe desde 27 de Maio de 2005 um Centro Ciência Viva (CCVEstremoz) cuja temática principal é a dinâmica dos processos que ocorrem no nosso planeta. A qualidade científica das actividades desenvolvidas por este Centro é garantida devido à estreita colaboração entre várias instituições da Universidade de Évora. Com efeito, não só a coordenação científica do CCVEstremoz é feita por um dos seus laboratórios de investigação (LIRIO), mas também são frequentes as colaborações com os departamentos de Geociências e de Física e o Centro de Geofísica de Évora.
Se o biénio 2005/2006 se caracterizou pela consolidação do espaço expositivo e sua afirmação enquanto instrumento pedagógico, a partir de 2007 iniciou-se uma fase de implementação de actividades fora de portas que se traduziu, não apenas pela instalação de módulos à escala regional (e.g. Sistema Solar à escala de Estremoz e Estremoz-Évora a estrada do Tempo) mas também eventos de rua de grandes dimensões (e.g. Ciência na Rua).
Devido à visibilidade das actividades desenvolvidas no âmbito da divulgação científica e tecnológica, Estremoz foi escolhida para ser uma das quatro Cidades de Ciência.